Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Via Láctea

O caminho de leite 
A Via Láctea é a galáxia onde se localiza o sistema solar. O Sol é uma das cercas de 200 bilhões de estrelas que compõem esse enorme aglomerado estrelar e esta situado em sua periferia, a 27 mil anos-luz do centro galáctico. De formato espiral a Via Láctea mede cerca de 100 mil anos-luz de uma ponta à outra. A galáxia descreve um movimento de rotação em torno de seu eixo em um período de cerca de 200 milhões de ano. Seu nome teve origem na mitologia grega e significa "caminho de leite".

Cometas

Espetáculo no espaço
       Os cometas estão entre os mais atraentes corpos celestes e são conhecidos há muito tempo. Para muitos, o seu aparecimento era sinal de castigo dos deuses ou prenuncios de tragédias. Atualmente sabe-se que eles são resquícios da formação do sistema solar. Ate hoje serca de 2 milcometas foram visto pelo homem. O mais famoso deles; o Halley, aparece em registros chineses datados de 246 a.C. Esses corpos tornam-se visiveis da Terra ao se aproximarem do Sol, quando ganham cabeleira e cauda.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Face e fases

A lua esta sempre com a mesma face voltada para Terra, mas isso não significa que ela não se mova. Na verdade, a Lua gira ao redor de seu eixo e, ao mesmo tempo em torno da Terra. Os dois movimentos no entanto, coincidem de tal modo que um lado do satélite esta sempre visível e o outro, oculto. A impressão de que a Lua muda de forma decorre da luminosidade que recebe do Sol. Quando a Terra, o Sol e a Lua estão alinhados, o hemisfério lunar voltado para Terra fica inteiramente luminado e ocorre a fase da lua cheia. Quando o satélite fica entre a terra e o Sol, sem receber luminosidade acontece a lua nova. As luas cheias e nova são intercaladas pelas fase minguante e crescente.

terça-feira, 18 de março de 2014

Fim e recomeço da vida

Os cientistas estimam que a vida na Terra sofreu diversos revezes, em uma história sucessiva de criação e extinção em massa. Um dos recomeços provavelmente ocorreu há cerca de 65 milhões de anos quando um corpo celeste de grandes dimensões teria colidido contra a Terra, eliminando grande parte dos seres vivos. O evento modificou por completo as condições do planeta e possibilitou o desenvolvimento de outras espécies.

Origem da água

Foi na água que a vida teve início. Mas de onde veio esse elemento? É provável que tenha surgido ainda na Terra primitiva, quando o planeta era extremamente quente. Com o tempo, a atmosfera ficou saturada de vapor d'água, formando nuvens que condensaram em forma de chuvas torrênciais. Estas proporcionaram a existência de água líquida.

Alta velocidade

O furacão é um fenomeno atmosférico, originado do aquecimento da massa de ar 
situada próxima aos mares tropicais. Quando o ar quente e umido se eleva, ocorre a condensação do vapor em nuvens e chuva. O processo de condensação libera calor e faz com que o ar, ainda mais leve suba ao ponto de constituir o olho do furacão. Para que um furacão se forme, a temperatura deve estar entre 26,5ºC e 27ºC. Isso explica o porquê de sua ocorrência sempre próxima aos trópicos. É considerado furacão ou ciclone aquele que tem ventos acima de 120 km/h.

domingo, 16 de março de 2014

Apresentação

Na concepção dos antigos, o céu era imutável. As estrelas seriam pontos fixos na abóbora celeste e a própria Terra permaneceria imóvel no centro do universo. Levou muito tempo para que se aceitasse que, na verdade, o nosso planeta não está parado e que gira em torno do Sol, assim como os demais planetas do sistema solar. Mais tarde chegou-se a conclusão de que o Sol é apenas uma estrela entre bilhões de outras que integram uma galáxia chamada Via Lactea. E que existem bilhões de galáxias além da nossa.
           O universo atual é muito maior e mais antigo do que se imaginava dez, vinte, cinquenta, quinhentos, dois mil anos atrás. E, pode-se afirmar, foi a curiosidade humana em desvendar o seu lugar no cosmo que levou a tantas e, muitas vezes, surpreendentes descobertas.
           Esta obra não é primeira nem será a última palavra sobre este tema que instiga a todos.
           É, isto sim, um retrato atual desse fascinante universo que temos o privilégio de descobrir a cada dia.
                                                                                                                                 Boa Leitura!