Páginas

A formação da Terra

"Por mais estranho que possa parecer, o nosso planeta originou-se de gás e poeira cósmica, há cerca de 4,6 bilhões de anos. No início, era um mundo quente e bombardeado por cometas e meteoros."

A Terra primitiva deve ter sido algo parecido com a visão que muitos têm do inferno. O planeta era uma grande bola de fogo, constantemente bombardeados por corpos celestes - como cometas e asteróides - com intensa atividade vulcânica, sem oxigênio no ar, sem água e sem vida. Para transformar-se no mundo que hoje conhecemos com abundancia de água líquida, atmosfera respirável, extensos trechos de terra firme e uma incrível diversidade biológica, foram necessários centenas de milhões de anos. 
      Por meio de datações radioativas e outras técnicas é possível estimar que a idade das rochas terrestres mais antigas seja de aproximadamente 3,8 bilhões de anos. Alguns cientistas acreditam ser estas as evidências mais remotas, porque foi nesse período que cessaram os choques de grandes corpos espaciais com a Terra. Calcula-se que o planeta tenha se formado a cerca de 4,6 bilhões de anos, simultaneamente à evolução dos demais planetas do sistema solar.

Ver também:
NUVEM DE GÁS E POEIRA >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário